Quem não tem uma peça de roupa, bolsa ou tênis da Adidas? Você sabe a história da marca Adidas?


A Adidas chega no século 21 como uma das maiores empresas do ramo de calçados e assessórios esportivos. Por trás dos avanços tecnológicos e um grande número de produtos a história da empresa passa desapercebido por seus consumidores.
Um ponto muito interessante na história da empresa foi à participação na guerra de 1920, onde o fundador da empresa, Adi Dassler, se infiltrou no meio político e começou a produzir bazucas. Um detalhe desta história foi que as bazucas eram produzidas com o mesmo maquinário que produzia calçados. Com ao passar do tempo os poderes começaram a perceber que o maquinário era inadequado para produção Bélica. Após um ano à serviço do exército, Adi recebeu ordens para retornar a suas instalações a fim de fabricar apenas calçado para o exército. Ao fim da guerra, Adi recusou-se a trabalhar como padeiro e voltou a fazer o que mais lhe agradava, produzir calçados esportivos.
Desde o inicio a Adidas foi uma empresa familiar, o patriarca Adi, era responsável pela produção e inovação dos produtos, enquanto sua mulher, Kãthe, cuidava da parte administrativa. Nos anos 60, Adi teve problemas com a comercialização dos esportes competitivos. Ele não conseguia entender como o dinheiro se tornava mais importante do que o desempenho esportivo. Ele mesmo ganhava milhões, mas encarava esse fato como uma mera conseqüência. Mesmo assim ele não quis deixar de lado o prazer de fazer calçado para esportistas por qualquer que seja a aspiração financeira. Mesmo sem assistir um evento esportivo fora da Europa, Adi monitorava tudo pela televisão, e enviava uma equipe de profissionais para cuidar dos atletas.



E foi num evento que surgiu o logotipo três linhas, o mais famoso da marca, "Abrigo", como era chamado um logotipo na época. Dassler queria inovar mais um vez lançando um símbolo que comportasse vários tipos de produto. O primeiro abrigo esportivo saiu de uma conversa com Willi Seltenreich, proprietário de uma conhecida fábrica têxtil alemã. Depois de uma longa conversa e contrato fechado, Willi seltenreich parou de trabalhar para outros clientes de começou a produzir exclusivamente para Adidas. Com todas as inovações, Adi foi o primeiro a lançar produtos diferenciados como chuteiras, bolsas, bolas e acessórios para quase todos os esportes. Com as três linhas, em 1954 a adidas ultrapassou seus 450,000 calçados produzidos.
Com o surgimento de outro seguimento de produto, a Adidas criou mais um logotipo. O trevo foi introduzido junto com as três linhas e virou uma marca comercial adicional para distinguir os produtos autênticos da adidas, dificultando ainda mais as imitações. Após isso a Adidas começa a ditar a moda, "originals", nome dado para esse novo seguimento, ficou famoso e volta a cada ano com novos figurinos e calçados que mexem com a cabeça das pessoas.
A Adidas também é a única no seguimento esportivo que investe muito na área esportiva, um exemplo disso é de ser a única que é reconhecida pela FIFA e nomeada patrocinadora oficial da Copa do Mundo, isso trouxe mais força e credibilidade a empresa.
Presente no Brasil desde 1973, a Adidas teve uma fase de sucesso nas duas décadas seguintes, tendo depois quase saído de cena. A recuperação da empresa internacional a partir de 1997 demorou a refletir-se no país, onde ela registrou prejuízos em 1999, 2000 e 2001. Somente em 2002 a Adidas do Brasil conseguiu reverter à situação, aumentando seu faturamento em 53% para 145 milhões de reais.
Busca pela liderança e produtos inovadores, a Adidas chega no século 21 com quase 12,829 funcionários em todo o mundo e com diversos produtos no mercado. Embalada pelos bons resultados de 2002, quando aumentou seu faturamento mundial em 7% para 6,5 bilhões de euros, a empresa quer deixar para trás sua maior concorrente, a Nike, e assumir a liderança mundial no setor de artigos esportivos. Para isso a empresa acaba de marcar mais um capítulo de sua história com a notícia da compra da marca Reebok.
Bruno Motta Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário