
Uma forte tendência da moda nos anos 80 voltou com força total: os calçados e as bolsas de verniz, alguns envernizados por inteiro, outros em algumas partes. Nos anos 80 usava-se o verniz com fitas, laços e estampas, hoje eles retornaram lisos porem, com cores fortes e quentes. Existem também os calçados fechados, os que têm uma abertura entre os dedos ou nas laterais.
Os calçados de verniz surgiram no final do século XVII e eram usados por homens e mulheres, na maioria das vezes para dançar. No meio do século XIX eles foram dominados pelo público feminino, quando apareceram com saltos, laços e fivelas.
Atualmente as vitrines das lojas estão recheadas de diversos artigos de verniz como sapatos, sandálias, cintos e bolsas, chamando atenção do publico feminino, porem existem certos cuidados quanto ao uso e a conservação do material. Usar um sapatinho envernizado com um vestidinho liso e básico ou com uma calça jeans e uma camiseta lisa cai bem. As cores dos calçados são fortes e brilham, portanto não é recomendável usar várias peças de verniz de uma só vez ou com roupas com estampas fortes.
Quanto aos cuidados recomenda-se guardar os calçados envernizados embrulhados em um tecido de feltro, mantê-los em lugar fresco e não deixá-los expostos ao sol. Quanto às bolsas, deve-se evitar guardar todas juntas sem o tecido de feltro entre elas, pois podem grudar. Se a peça de verniz estiver suja, não se deve limpar com água, mas sim com um pedaço de pano umedecido com azeite ou glicerina. Os calçados, assim como as bolsas, não podem ficar uns sobre os outros para não grudar, estragando o material.
Existem também algumas informações quanto ao uso que ajuda a conservar a peça envernizada. Ao usar uma peça de couro juntamente com outra de verniz, evite ficar muito tempo com as duas, o couro pode passar a cor para o verniz deixando-o manchado. Nesse caso deve-se tomar um cuidado com bancos de couro em carros, se for ficar muito tempo sentada o ideal é retirar o acessório de verniz, principalmente em dias quentes.


Nenhum comentário:
Postar um comentário