quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Ela está no meio do meio

Com o crescente aumento do parcelamento dos celulares, a aquisição de aparelhos com câmeras e uma grande gama de recursos e funções tem sido cada vez mais constante. Segundo o site da Teleco, o número de aparelhos celulares pré-pagos comercializados em Setembro de 2007 teve um crescimento de 80,36%.

Além disso, o site revela que a tendência de aceleração do crescimento do celular no 2º semestre de 2007 contínuou em Setembro. Em um ano, o crescimento no número de celulares foi de 17,61%. Assim, o número total de celulares em Setembro de 2007 foi de 112,7 milhões de aparelhos. A facilidade com a qual se pode comunicar através dos aparelhos celulares também é um atributo que chama a atenção dos interessados. Além das ligações, o usuário pode enviar e receber mensagens instantâneas de texto (que têm um custo ainda mais baixo).

Desse crescimento de aparelhos celulares, um segmento tem se destacado dos demais: a venda de celulares com câmera digital. De acordo com o site Katatudonews, a venda de celulares com câmera triplicou desde 2004. Por isso, a preocupação com o aparelho cresceu nos últimos anos. Frente removível, capa transparente, meia para celular... Esses são apenas alguns dos diversos apetrechos utilizados atualmente para proteger o telefone celular.

Em razão disso, o consumo de meia para celular também tem aumentado. Seja ela oferecida pelas próprias operadoras que comercializam os aparelhos celulares, ou vendidas em stands de shoppings centeres ou no centro da cidade mesmo, essas meias são usadas para proteger e embelezar os aparelhos.

Uma das razões para se utilizar a meia para celular é o fato de proteger o aparelho com câmera. Assim pensa a estagiária de Relações Públicas Patrícia Scarponi de Morais. “Eu acho que as pessoas, em geral, usam meias para celular para protegerem os aparelhos de riscos, principalmente aqueles com câmeras.

Também existem pessoas que compram somente por vaidade mesmo”, salienta a jovem, que usa a meia para celular desde quando foi lançada no mercado. Para ela, a proteção do celular é mais importante que a parte estética. “Sempre comprei para proteger o celular. Fica bonitinho também, embora este não seja o principal motivo para tê-la”, explica a jovem.

No entanto, nem todos vêem com bons olhos o consumismo dessas meias para celular. Para o comerciante Marcos Antônio Bergonzi Giampaoli, o uso de meias para celular é algo que não tem razão de ser. “Particularmente, eu acho ridículo o uso de meias para celular. Trata-se de um complemento a meu ver totalmente sem graça,’tosco’, como dizem hoje os jovens”, comenta Giampaoli, que comercializa as meias para celular em uma pequena loja num shopping popular, e acredita que o ponto de venda favorece a compra do produto. Patrícia lembra que o homossexualismo já foi objetos de comentários a respeito do uso que a moça faz de meias para celular. “Já me disseram que é coisa de gay”, comenta a estagiária. Essa questão, inclusive, já foi alvo de uma discussão no site Yahoo! Respostas.

A estudante Marcelle Santana Farah, que também utiliza meia para celular em seu aparelho, coloca que usa basicamente por duas razões. “Uso meia para celular no meu aparelho dois motivos, acho bonitinho, feminino. E também porque protege, pois ele estava riscando muito fácil”, explana. Marcelle também coloca que as pessoas, geralmente, usam a meia para celular por moda.

Seja para proteção ou para seguir a moda, o fato é que essas “roupinhas” para celular tem se multiplicado nos aparelhos de telefonia móvel. E assim são chamadas pois são feitas com o mesmo material das meias utilizadas para calçar os pés. Por isso, não importa como seja, o importante é que a pessoa se sinta bem consigo e com o seu telefone celular.



Escrita por Francisco Gonçalo

Nenhum comentário: